São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

GUERRA FRIA

Washington anuncia prisão de 10 russos acusados de espionagem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O Departamento da Justiça dos EUA anunciou ontem ter desbaratado um esquema de espionagem montado por Moscou e a prisão de dez russos acusados de trabalhar como agentes disfarçados no país.
Segundo autoridades dos EUA, os detidos foram recrutados pela agência de inteligência SVR para entrar no país, assumir identidade falsa e se tornar americanos "disfarçados".
O objetivo do grupo seria se tornar "suficientemente americanizado" para obter informações para a Rússia e recrutar fontes com acesso, ou que estivessem inseridos, aos "círculos de tomada de decisão".
As prisões, realizadas anteontem em ao menos quatro cidades americanas, culminaram uma investigação que durou "anos", segundo as autoridades locais, e utilizou extenso monitoramento de comunicações de todos os suspeitos.
Numa mensagem interceptada pelo FBI (polícia federal), supostamente procedente de Moscou, dois dos detidos são instruídos a "desenvolver laço com círculos de tomada de decisões e enviar informações".
Os suspeitos responderão na Justiça por conspiração para agir como agente de outro governo, com pena de até cinco anos de prisão. E nove responderão por lavagem de dinheiro, com pena de 20 anos.
O episódio ocorre num momento de reaproximação entre os ex-rivais da Guerra Fria, depois de um momento de baixa no final do governo George W. Bush (2001-09). Na última semana, o presidente americano Barack Obama recebeu seu colega russo, Dmitri Medvedev.


Texto Anterior: Ataque a frota 2: Comissão de investigação ouvirá premiê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.