São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com uniformes americanos, Taleban ataca bases da Otan

Pelo menos 21 milicianos talebans foram mortos nos ataques no leste no Afeganistão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Insurgentes talebans vestindo uniformes militares americanos atacaram ontem duas bases da Otan (a aliança militar ocidental) na Província afegã de Khost (na fronteira com o Paquistão).
Segundo a Isaf (Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão), pelo menos 21 milicianos foram mortos e cinco foram capturados. Não houve vítimas ou feridos entre militares da Otan.
O ministro do Interior afegão disse, no entanto, que o número de mortos chega a 24. Outro ministro, o da Defesa, declarou que dois soldados afegãos morreram.
Um dos ataques foi contra o acampamento militar Chapman, onde quatro funcionários da CIA (Central Americana de Inteligência) e três seguranças contratados foram mortos em dezembro do ano passado, em um ataque suicida.
As bases atacadas se localizam numa região a cerca de 100 km a sudoeste de Cabul, numa das áreas de maior atividade do Taleban. No último dia 14, um grupo de insurgentes atacou uma base das tropas internacionais na mesma região.
Os ataques foram reivindicados por um porta-voz do Taleban, Zabiulah Muyahid. Recentemente, ocorreram investidas similares de insurgentes contra bases americanas em Bagram, Jalalabad e Candahar.
Segundo a rede britânica BBC, o Taleban está implementando ataques de estilo guerrilha cada vez mais sofisticados contra posições das forças internacionais no Afeganistão e no Paquistão.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: EUA: Fidel diz que Bin Laden era agente da CIA sob Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.