São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo britânico diz rejeitar proposta de 'CPMF europeia'

DE LONDRES

A criação de uma taxa sobre transações na União Europeia encontra forte oposição em Londres -principal centro financeiro da Europa. O governo britânico é contra. Só aceita se for adotada uma taxa global, cobrada em todos os países, não apenas sobre as transações que tenham uma das partes na UE.
O medo é que, para evitar o tributo, bancos transfiram suas operações para Nova York ou para a Ásia. Nigel Farage, um representante no Parlamento Europeu, disse que a UE quer salvar o euro à custa de Londres. Já a Confederação da Indústria Britânica vê o tributo como um erro, num momento em que é preciso crescer. Para ser implantada, a taxa deve ser aprovada por todos os 27 países da União Europeia. Um veto do Reino Unido levaria à adoção apenas na zona do euro -17 países com moeda comum.
(VM)


Texto Anterior: E eu com isso: Imposto eleva apelo de investir capital no Brasil
Próximo Texto: Clóvis Rossi: Em crise, mas bom parceiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.