São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama diz estar 'aberto a relação' com os cubanos

DE WASHINGTON
DE BRASÍLIA


O presidente Barack Obama afirmou ontem que não espera que Cuba vire uma "perfeita economia de mercado" para derrubar o embargo vigente há 50 anos.
Declarou também estar "aberto a uma relação com Cuba" -mas voltou a colocar condições para tanto.
"Não é precondição nossa, para afrouxar o embargo, que eles tenham um sistema perfeito de mercado, pois nós negociamos com muitos países que não são democracias liberais perfeitas", disse Obama a internautas latinos durante conversa transmitida pelo site da Casa Branca.
"Mas é preciso que as pessoas ao menos tenham a liberdade de mudar de emprego, de começar um negócio, de se educar para isso." Obama, que ao assumir em 2009 indicou uma chance de distensão e retirou restrições a remessas e viagens de parentes de cubanos à ilha, disse que observará a situação em 2012. "Não sei o que vai ocorrer em Cuba no ano que vem, mas estamos preparados para observar", disse.
"Espero que nos próximos cinco anos Cuba olhe para o mundo e diga que precisa se pôr a par da História." Durante visita a Brasília poucas horas depois, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, rebateu. Disse que as declarações são "velhas e repetitivas" e que "há sempre um abismo" entre o que diz Obama e a realidade.
Desde que Raul Castro assumiu oficialmente o regime em 2008, dois anos após seu irmão Fidel adoecer, pequenas reformas econômicas foram anunciadas. Criou-se assim a expectativa de abertura, que nunca veio.
Sob pressão da conservadora comunidade cubana na Flórida, por sua vez, os EUA tampouco responderam. Ontem, Obama pediu a libertação de prisioneiros políticos -parte dos quais já foi solta- e, questão maior para o regime, mais liberdade de expressão.
(LUCIANA COELHO E FLÁVIA FOREQUE)


Texto Anterior: Cuba autoriza comercialização de carros
Próximo Texto: Sequestrador e homicida é preso após 41 anos foragido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.