São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICAS

Para Jobim, bloqueio a Havana afeta elo dos EUA com a região

DA REDAÇÃO

O ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, considerou ontem que o embargo econômico imposto pelos EUA a Cuba provoca a desconfiança da América do Sul e condiciona a relação da região com Washington.
"A visão que se tem dos EUA na América do Sul está condicionada por Cuba", disse o ministro brasileiro ao jornal espanhol "El País".
Para Jobim, nem a reativação da Quarta Frota Naval dos EUA, em 2008, para atuar no Atlântico Sul, nem o acordo para aumentar a presença militar americana na Colômbia, que será firmado amanhã, preocupam o Brasil.
Assim, o ministro da Defesa volta a usar tom mais ameno do que o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da Chancelaria brasileira para analisar a presença militar americana na região. Lula cobra transparência no acordo militar entre Colômbia e EUA e já manifestou desconforto quanto à Quarta Frota.


Texto Anterior: Sob críticas, Merkel toma posse para 2º mandato em Berlim
Próximo Texto: Fronteira tensa: Bogotá diz que Chávez rejeitou ajuda para investigar mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.