São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos vigiam chefe de programa

DA REDAÇÃO

O chefe do escritório responsável pelo TIA, John Poindexter, tornou-se provavelmente o primeiro "rastreado" em consequência da criação do programa.
Há um mês, Matt Smith, colunista do jornal californiano "SF Weekly", publicou em um artigo sobre o TIA o telefone e o endereço de Poindexter.
Desde então, mais de uma centena de sites publicaram as informações, e o telefone foi desativado. Mas alguns levaram mais longe a tarefa de fazer com que o ex-almirante sentisse na pele os efeitos de seu programa.
O site Cryptome criou uma página para publicar fotos de satélite da casa de Poindexter em Rockville, Maryland (cryptome.org/tia-eyeball.htm).
O site anarquista Break Your Chains foi além. Com design inspirado nas páginas da Darpa (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa), criou o site John Poindexter Awareness Office (Escritório de Conhecimento de John Poindexter, www.breakyourchains.org/john-poindexter.htm), onde internautas podem relatar as compras e aparições do ex-almirante e publicar informações sobre membros de sua família.
No último dia 20, por exemplo, um leitor do site afirmou ter visto Poindexter comprando as revistas "Esquire", "Maxim" e "TV Guide" e o jornal "USA Today" em um shopping center de Delaware. (MB)


Texto Anterior: Guerra sem limites: Projeto dos EUA prevê "super Big Brother"
Próximo Texto: Crise nuclear: Inspetores deixarão Coréia do Norte na terça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.