São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israelense ajuda a organizar o evento à distância

EM JERUSALÉM

O filósofo israelense Sergio Yahni, 35, que co-dirige do Centro de Informação Alternativa (o outro co-diretor é um palestino), ajudou a organizar o fórum mesmo sem poder ir a Ramallah. (PDF)

Folha - Como o sr. vê a realização do fórum em Ramallah?
Sergio Yahni
- O Fórum Temático Palestina é um passo inicial, preparatório, para o Fórum Social Mundial em Porto Alegre e expressa a solidariedade do FSM com o povo palestino. É importante dizer que há espaço para organizações sociais israelenses.

Folha - O Centro de Informação Alternativa é uma delas?
Yahni
- Nosso centro, fundado em 1984, é formado por israelenses e palestinos. Temos uma sede em Jerusalém Ocidental e outra em Beit Sahour [Cisjordânia]. Ajudamos a organizar o fórum pois nosso objetivo é disseminar informações sobre a sociedade israelense à palestina e vice-versa.

Folha - Mas o sr. pode entrar em Ramallah?
Yahni
- Não, o governo israelense não deixa que eu entre em Ramallah e diz que isso é para preservar a segurança de seus cidadãos, embora não deixe que nós decidamos o que fazer.

Folha - Qual sua opinião sobre a Intifada e a violência que atinge civis palestinos e israelenses?
Yahni
- Qualquer expressão nacional palestina é reprimida e vista como terrorista, incluindo organizações de mulheres e jovens, consideradas equivalentes a organizações armadas. É preciso conscientização.

Folha - O que os palestinos e os israelenses devem fazer para pôr fim à violência?
Yahni
- A única forma é a retirada israelense de Gaza e Cisjordânia, que deve ser monitorada pela comunidade internacional. Só quando o Exército e os colonos se retirarem, haverá condições para pôr fim à fricção imediata, reconstruir a sociedade civil palestina e garantir a segurança dos israelenses.

Folha - O sr. se recusou a prestar serviço militar. Por quê?
Yahni
- Decidi não ser um soldado da ocupação. Em março e abril, fui preso por 28 dias.


Texto Anterior: Oriente Médio: Fórum Social Mundial promove debates em Ramallah
Próximo Texto: Vizinho em crise: Radicalização e ódio ameaçam Venezuela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.