São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-general sérvio diz que não ordenou massacre

Ratko Mladic afirma não ter culpa de mortes em Srebrenica, segundo filho

Para promotor, Mladic afirma que genocídio é culpa dos cidadãos sérvios que votaram em Slobodan Milosevic

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-comandante do Exército sérvio-bósnio Ratko Mladic, 69, disse não ter ordenado o massacre de mais de 8.000 muçulmanos em Srebrenica, na Guerra dos Bálcãs, entre os anos de 1992 e 1995, segundo afirmou ontem seu filho Darko Mladic.
"O que quer que tenha sido feito em Srebrenica, ele [Mladic] não tem nada a ver com isso", disse Darko.
Em julho de 1995, tropas de Mladic tomaram a cidade de Srebrenica e assassinaram cerca 8.000 homens e meninos muçulmanos.
Darko diz que as atrocidades aconteceram sem o conhecimento de seu pai -o que promotores do caso dizem ser impossível, dada a escala do massacre.
"As ordens dele foram para retirar [de Srebrenica] os feridos, as mulheres e crianças e depois os combatentes", disse Darko.
O vice-promotor Bruno Vekaric, que investiga os crimes de Mladic, afirmou que o acusado teria dito que todos os sérvios são culpados pelo genocídio de Srebrenica, por terem apoiado o então presidente Slobodan Milosevic.
"Eu não votei em Slobodan Milosevic, vocês votaram", teria dito Mladic enquanto aguarda extradição na cadeia, segundo Vekaric.
Mladic foi preso na última quinta-feira após passar 16 anos desaparecido.
A Justiça sérvia deve decidir entre hoje e amanhã se ele será extraditado para Haia e julgado no Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia. A defesa vai apelar.

PROTESTOS
Ontem ao menos 7.000 sérvios participaram de protestos e entraram em choque com a polícia em Belgrado para exigir que ele não seja extraditado.
As manifestações foram organizadas pelo Partido Radical Sérvio, de ultradireita.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Policiais franceses reprimem protesto na praça da Bastilha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.