São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÉVIAS

Ex-guerrilheiro representará governo na eleição uruguaia

DA REDAÇÃO

As prévias da eleição presidencial do Uruguai realizadas anteontem confirmaram o ex-guerrilheiro José Mujica, 75, como candidato pela coalizão governista de esquerda FA (Frente Ampla) no pleito de 25 de outubro.
Mujica obteve 52% dos votos na disputa com outros dois candidatos, entre eles o ex-ministro da Economia Danilo Astori, preferido do presidente Tabaré Vázquez.
Já o PN (Partido Nacional), de centro-direita e principal força de oposição, escolheu o ex-presidente Luis Alberto Lacalle, 68, (1990-95), que venceu por 57% a 43% o senador Jorge Larrañaga, 52.
Analistas interpretaram as prévias como um sinal de enfraquecimento da coalizão governista e uma reafirmação do PN, que conseguiu levar mais eleitores às urnas para definir seu candidato -a votação era facultativa.
Além de maior mobilização, o PN conseguiu demonstrar unidade ao definir ainda no domingo o candidato a vice. O segundo colocado aceitou o convite para concorrer ao lado de Lacalle.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Cristina tenta minimizar resultado
Próximo Texto: Tragédia: Avião iemenita cai na costa da África com 150 pessoas a bordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.