São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉXICO

López Obrador é o favorito para suceder Fox, em 2006

Ato de apoio a prefeito esquerdista atrai 200 mil pessoas na capital

DA REDAÇÃO

Favorito nas pesquisas de opinião, o prefeito esquerdista da Cidade do México, Andrés Manuel López Obrador, deixou clara ontem sua pretensão de se candidatar à Presidência, em 2006, ao comandar um protesto que reuniu cerca de 200 mil pessoas contra a retirada de sua imunidade para que possa ser julgado por suposto desacato a uma decisão judicial.
Em discurso, López Obrador expôs planos econômicos, políticos sociais e de política externa.
"Um novo projeto de nação deve propor uma alternativa capaz de aproveitar a globalização. Trata-se de atender aos fundamentos atuais da economia mundial, mas exercendo a nossa liberdade", disse o principal líder do PRD (Partido da Revolução Democrática).
O pretexto da manifestação foi protestar contra uma iniciativa do Congresso mexicano, que pretende tirar a imunidade garantida pelo seu cargo para que seja julgado -o que o impediria de disputar as eleições presidenciais.
López Obrador é acusado por procuradores federais de ignorar decisões judiciais num confuso caso de uso da terra no qual a Prefeitura supostamente invadiu uma propriedade particular para a construção de uma estrada.
O prefeito diz que muitos outros governantes têm ignorado ordens judiciais semelhantes, mas que ele está sendo perseguido porque seus oponentes - entre eles o presidente direitista Vicente Fox - querem tirá-lo da disputa.
Nos últimos meses, López Obrador vem sofrendo desgaste com denúncias de corrupção e o aumento da criminalidade.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Protestos em Nova York: Marchas previstas durante a convenção
Próximo Texto: Ásia: Dois atentados matam 17 no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.