São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO
Após acordo com Seul, Taleban libera 12 reféns sul-coreanos

DA REDAÇÃO

O grupo fundamentalista islâmico Taleban libertou ontem 12 dos 19 reféns sul-coreanos que mantinha consigo havia seis semanas. A libertação dos reféns pela milícia afegã era parte de um acordo fechado anteontem com o governo da Coréia do Sul. Missionários cristãos no Afeganistão, os sul-coreanos -originalmente um grupo de 23- foram seqüestrados pelo Taleban em julho.
As negociações por sua libertação só chegaram ao fim após o envolvimento direto de Seul, pressionada internamente por uma solução pacífica para o caso, principalmente depois de o grupo islâmico haver matado dois dos reféns. O governo sul-coreano concordou em retirar, até o final do ano, seus cerca de 200 soldados do Afeganistão -os quais são em sua maioria médicos e engenheiros-, em troca da liberdade dos missionários. E se comprometeu a impedir que mais missionários da Coréia do Sul viagem ao Afeganistão.
O Taleban, que declarou que ainda hoje seriam libertados os sete reféns restantes, abriu mão de uma de suas demandas iniciais, a libertação de milicianos presos pelo governo afegão.
O acordo desagradou o governo do Afeganistão, que, assim como os EUA, é contra concessões ao Taleban. A milícia islâmica, que governava o país até 2001, quando foi deposta militarmente pelos americanos, tem reconquistado território recentemente, principalmente no sul.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Milícia xiita suspende ações por seis meses
Próximo Texto: Turquia: Novo presidente aprova gabinete pró-europeu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.