São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA / TOQUE FEMININO

McCain elege jovem governadora como vice

Escolha surpreende políticos e analistas; candidato republicano mira base conservadora e eleitoras descontentes de Hillary

Sarah Palin, 44, está em seu primeiro mandato à frente do pouco populoso Estado do Alasca, é contra o aborto e defende o porte de armas

Mario Tama/Getty Images/France Presse
Sarah Palin, com o marido e os filhos, acena para eleitores no comício em que foi anunciada como candidata a vice-presidente dos EUA

SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL A DENVER

No dia em que completou 72 anos e poucas horas depois de Barack Obama, 47, aceitar a indicação do Partido Democrata, o candidato republicano John McCain surpreendeu o mundo político norte-americano ao anunciar que sua escolha para vice-presidente seria uma mulher de 44 anos com pouca experiência e expressão política.
Sarah Palin foi eleita governadora do Alasca, um dos Estados menos populosos dos EUA, há dois anos -foi a primeira mulher e a mais jovem a assumir aquele cargo. Antes, havia sido prefeita duas vezes de uma cidadezinha com menos de 10 mil habitantes. Na disputa pela vaga na chapa de McCain, bateu nomes mais estabelecidos como os do ex-pré-candidato Mitt Romney, o senador Joe Lieberman e o governador Tim Pawlenty, de Minnesota.
Desde ontem, é a primeira candidata a vice pelo Partido Republicano e a segunda por um partido majoritário da história dos EUA -a primeira foi Geraldine Ferraro, vice do democrata Walter Mondale, derrotado por Ronald Reagan em 1984. Evangélica, Palin é considerada independente em política e conservadora em questões sociais. Denunciou companheiros de partido por conduta antiética, opõe-se ao aborto e defende o porte de armas.
Com a escolha, McCain mira a base conservadora de seu partido, que ainda não embarcou totalmente em sua candidatura, e as eleitoras democratas órfãs de Hillary Clinton, insatisfeitas tanto com a indicação de Obama como com a não-escolha da senadora para vice.
Ao agradecer a indicação de McCain em discurso ontem em Dayton, Ohio, Palin citou a ex-primeira-dama. "Foi notado corretamente em Denver nesta semana que Hillary Clinton deixou 18 milhões de rachaduras no mais alto e mais duro telhado de vidro dos EUA", disse. "Pois as mulheres dos EUA não desistiram ainda, nós ainda podemos estilhaçar esse telhado de uma vez por todas."
Ela se referia ao número de votos que a pré-candidata obteve nas primárias. A expressão "telhado de vidro" em inglês se refere a uma barreira que impede o progresso de uma pessoa por conta de discriminação.

Reação democrata
Essa transferência de votos não será tão fácil, acredita a senadora democrata Barbara Boxer. "A única semelhança entre ela e Hillary Clinton é que as duas são mulheres", disse. A própria Hillary diria depois: "A governadora vai adicionar uma voz nova importante ao debate, mas suas políticas levarão o país à direção errada".
A decisão por Palin (pronuncia-se Pêilin) foi elogiada pelo presidente George W. Bush. "Ao escolher uma mãe trabalhadora com um currículo de fazer as coisas acontecerem, o senador mais uma vez demonstrou seu compromisso em reformar Washington."
Obama e seu vice, Joe Biden, divulgaram nota em que parabenizam a governadora e dizem que sua escolha é "outro sinal encorajador de que velhas barreiras estão sendo derrubadas na política". Na seqüência, no entanto, o porta-voz da campanha democrata criticou a opção por Palin, levantando questão que seria ecoada todo o dia.
"John McCain colocou uma ex-prefeita de uma cidade de 9.000 habitantes com nenhuma experiência de política externa a um passo ["heartbeat"] da Presidência", escreveu Bill Burton, que usou uma expressão de duplo sentido em inglês, "batida de coração".
Era referência à idade e ao estado de saúde de McCain, que, se eleito, será o político mais velho a assumir a Casa Branca para primeiro mandato.
Em condições normais, a importância do vice na campanha americana é relativa: o nome não ajuda a ganhar eleição, embora possa contribuir para a derrota. Esta eleição é diferente, por conta das ameaças de morte recebidas por Obama e da idade de McCain.


Próximo Texto: Convenção faz Obama abrir 8 pontos no Gallup
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.