São Paulo, domingo, 30 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

Brown visita soldados no Afeganistão

DA ASSOCIATED PRESS

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, realizou ontem uma visita surpresa aos soldados do Reino Unido que estão servindo no Afeganistão e prometeu dar mais ajuda aos militares.
"Esse foi o verão mais difícil no Afeganistão, porque o Taleban tentou evitar as eleições atuais [referência ao pleito de 20 de agosto]", disse Brown.
Mais de 200 soldados britânicos já morreram no Afeganistão desde a invasão ao país, em 2001 -o que supera o número de baixas que o Reino Unido teve no conflito no Iraque.
Durante discurso às tropas e a jornalistas na base britânica de Lashkar Gah, Brown reconheceu que as tropas precisam estar mais bem equipadas para superar as ameaças dos militantes fundamentalistas, que passaram a lançar mão cada vez mais de minas caseiras em estradas. Na última semana, tropas britânicas encontraram e desativaram 337 bombas desse tipo em vias da Província de Helmand (sul), principal local dos confrontos mais recentes.
O premiê disse, ainda, que quer acelerar o treinamento do Exército afegão, para as tropas locais poderem ter um papel mais importante na defesa do país.

Texto Anterior: Eleições: Com 35% dos votos apurados, Karzai aparece com 46%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.