São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Sarkozy propõe adoção pela UE de pacto imigratório rígido

DA REDAÇÃO

O ministro do Interior da França, Nicolas Sarkozy, apresentou uma proposta de reforma imigratória a ser adotada pelo conjunto dos países da União Européia e que prevê regras rígidas de admissão de estrangeiros. O bloco não tem hoje uma política imigratória comum.
A proposta foi levada à reunião, ontem em Madri, entre os chanceleres e ministros do Interior dos oito países mediterrâneos -Espanha, França, Itália, Portugal, Grécia, Eslovênia, Malta e Chipre-, que se encontraram para discutir como proteger suas fronteiras marítimas da imigração ilegal.
O "pacto europeu de imigração" defendido por Sarkozy prevê a instituição de regras e requisitos de admissão iguais para toda a UE.
Segundo o jornal francês "Le Monde", a proposta, entre outros pontos, inclui a proibição de todas as medidas de regularização maciça de ilegais, limitando-as a situações humanitárias analisadas caso a caso.
"Não creio que legalizações maciças sejam uma solução", disse Sarkozy, que é o pré-candidato conservador à Presidência da França.
"Quando uma pessoa é legalizada na Espanha, tem o direito de entrar na França", afirmou. "Não podemos continuar tendo cada um sua política imigratória, já que claramente estamos todos confrontados pelo mesmo problema."
A Espanha, por sua vez, rejeitou críticas de que sua decisão de legalizar 600 mil imigrantes ilegais no ano passado tenha estimulado uma onda de clandestinos vindos da África e disse que o problema deve ser tratado conjuntamente pela UE.
"Não estamos falando sobre a fronteira marítima espanhola. Ao contrário, trata-se da fronteira externa da Europa", disse o chanceler Miguel Angel Moratinos.
Já o ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que a UE deve implementar acordos de repatriação com os países africanos que são a principal origem de imigrantes.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Resenha: Woodward descreve Casa Branca caótica
Próximo Texto: Tensão no Cáucaso: Rússia acusa Otan de venda ilegal de armas e ameaça acordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.