São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Liberal", Marrocos suspende TV Al Jazeera

Governo diz, sem dar detalhes, que rede violou jornalismo responsável

País do norte africano é considerado um dos menos repressivos do mundo árabe; TV já foi suspensa há dois anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo de Marrocos suspendeu ontem as atividades da emissora de televisão Al Jazeera em seu território.
O país do norte africano, considerado relativamente liberal no mundo árabe, alegou que as reportagens da rede sediada no Qatar (golfo Pérsico) eram "injustas". A decisão é a segunda em cerca de dois anos.
Em comunicado, o Ministério de Comunicações afirma que já houve vários incidentes em que a rede violou "regras do jornalismo sério e responsável".
Milhares de pessoas acompanham canais estrangeiros como a Al Jazeera via satélite.
A emissora já desagradou a governos do Oriente Médio e do norte da África, locais em que a mídia atua sob fortes restrições.
Sua fama é fazer jornalismo independente numa região não acostumada a isso.
O comunicado do ministério afirma que a transmissão da Al Jazeera "distorceu seriamente a imagem do Marrocos e prejudicou seus interesses, notadamente a integridade do seu território".
Mas não foram dados detalhes do que exatamente contrariou o governo. É possível que se trate de alguma reportagem sobre a região de Saara Ocidental, ocupada por Marrocos e que reivindica independência.
A Al Jazeera informou no ar que as operações em Marrocos estavam suspensas, mas o porta-voz da emissora em Doha, capital de Qatar, disse que não iria comentar a decisão naquele momento.
Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras, o Marrocos ocupa a 135ª posição entre 178 países nos índices de liberdade de imprensa.
A emissora foi suspensa pela primeira vez no Marrocos em maio de 2008.
O governo alegou necessidade de ajustes em questões de ordem técnica e legal.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Foco: Homem mais rico da Índia muda para casa de 27 andares
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.