UOL


São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para FBI, transportar almanaque pode ser indício de terrorismo

DA ASSOCIATED PRESS

O FBI, polícia federal norte-americana, lançou um alerta contra pessoas que carregam almanaques, sob o argumento de que tais brochuras, que trazem mapas, abreviaturas a previsão do tempo, podem servir de instrumento para planejar atos terroristas.
Em boletim enviado na véspera do Natal a cerca de 18 mil organizações policiais, o FBI argumenta que os terroristas utilizam almanaques para "tomar decisões de planejamento operacional".
A organização policial exorta os agentes a ficarem atentos a pessoas que possam transportar almanaques, sobretudo se eles trouxerem anotações suspeitas.
"A prática de buscar alvos em potencial corresponde aos métodos utilizados pela Al Qaeda e outras organizações terroristas, que procuram aumentar ao máximo a chance de sucesso por meio de um planejamento cuidadoso", diz o FBI. A Associated Press obteve uma cópia do boletim e verificou sua autenticidade.
"Para os policiais municipais é uma forma de lhes dar informações capazes de identificar suspeitos", disse David Heyman, um especialista em terrorismo no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, entidade baseada em Washington.
A seu ver, "isso ajuda a fazer com que a polícia tenha uma motivação a mais para seguir um suspeito identificado em qualquer cruzamento", diz ele.
O FBI admite que o uso de almanaques pode ser algo inocente, "o produto de atividades comerciais ou recreativas legítimas". Mas diz assim mesmo que o portador de um almanaque pode ser um suspeito de terrorismo.



Texto Anterior: Guerra sem limites: EUA pedem policial em vôo estrangeiro
Próximo Texto: Riad tem novo atentado, mas sem vítimas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.