São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitchell adverte para "retrocesso" pré-negociações

DA REDAÇÃO

O enviado dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, alertou ontem para "retrocessos" antes da retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos. No quarto dia do giro pela região, Mitchell retornou a Israel e reuniu-se com o ex-premiê linha-dura Binyamin Netanyahu, favorito para as eleições do dia 10.
Mitchell visitou um depósito da ONU na parte oriental -árabe- de Jerusalém, onde são mantidos produtos destinados a Gaza. Ele anunciou US$ 20 milhões ao território e disse que as prioridades dos EUA são a consolidação do cessar-fogo e a ajuda aos civis, mas prometeu depois "ir adiante" e buscar "agressivamente" a paz.
A Netanyahu, Mitchell prometeu voltar a Israel após o pleito e ouviu do ex-premiê -do direitista Likud- que, se eleito, ele continuará as negociações com a Autoridade Nacional Palestina, de Mahmoud Abbas, do Fatah -o Hamas não é reconhecido como interlocutor-, mas a segurança de Israel terá primazia.
Segundo o "Haaretz", Netanyahu disse que "não manterá os compromissos assumidos por Ehud Olmert", atual premiê, em referência à retirada dos assentamentos na Cisjordânia -onde vivem cerca de 400 mil colonos-, à divisão de Jerusalém e ao retorno às fronteiras de 1967. "São entendimentos inválidos."
O ex-premiê -cujo partido, em pesquisa divulgada ontem, terá cinco cadeiras a mais do que o hoje governista Kadima no Parlamento- criticou ainda a chanceler e rival Tzipi Livni. "Ela simplesmente desistiu de Jerusalém." A chanceler negou aceitar dividir a cidade.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Diálogo entre EUA e Irã desagrada Israel
Próximo Texto: Premiê turco é saudado como herói, após discutir com presidente de Israel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.