São Paulo, sábado, 31 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO 2

Galeria de Nova York cancela mostra de Cristo de chocolate

DA REDAÇÃO

Após protestos de católicos, uma galeria de arte em Nova York cancelou a próxima exibição de uma escultura em tamanho original de Jesus Cristo, nu, feita de chocolate. A escultura "Meu Doce Senhor", de Cosimo Cavallaro, deveria ser exibida diariamente durante duas horas em uma janela de vidro da galeria que pode ser vista a partir da rua.
A exposição estava marcada para começar na segunda-feira, em plena Semana Santa. Porém a Liga Católica para Direitos Religiosos e Civis pediu o boicote do hotel Roger Smith, que gerencia também a galeria de arte, escrevendo para 500 organizações religiosas e seculares.
"Nós cancelamos a exibição e queremos afirmar a responsabilidade do hotel em todos os seus negócios", disse o presidente do hotel.
"Nós estamos felizes com o desfecho. Eles nunca se atreveriam a exibir uma estátua de chocolate de Maomé nu, com suas genitais expostas, durante o Ramadã", afirmou Kiera McCaffrey, diretora de comunicação da liga.
O arcebispo de Nova York, Edward Egan, havia chamado a escultura de "escandalosa" e "doentia".
Após o cancelamento da exposição, o diretor artístico da galeria, Matthew Semler, enviou uma carta pedindo demissão. "Eu vejo a escultura como uma meditação sobre todos esses assuntos: o fato que é de chocolate, o fato que é nu, e que o chocolate é escuro", disse Semler.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Religião: Freira diz que foi curada após rezar para papa João Paulo 2º
Próximo Texto: Chile: Polícia prende 819 durante jornada de protesto violento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.