São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Secretário pede ajuda

Rumsfeld agora diz que causa é internacional

DA REDAÇÃO

O secretário da Defesa americano, Donald Rumsfeld, disse que, para os EUA terem sucesso no Iraque e na guerra ao terrorismo, Washington deve persuadir outros países a entrar na luta.
"Essa causa é internacional", disse Rumsfeld, um dos principais defensores da decisão unilateral dos EUA de invadir o Iraque no ano passado, em discurso durante a formatura de cadetes da tradicional academia militar de West Point, no sábado.
"O sucesso [na guerra ao terror] depende de convencermos amigos e aliados, de quem somos tão interdependentes, a não serem aterrorizados por ameaças ou isolados pelo medo", disse ele.
Rumsfeld adotou um tom bem mais brando do que o presidente George W. Bush ao falar há dois anos em West Point. "Devemos levar a batalha ao inimigo", disse Bush em 2002, após os EUA terem derrubado o Taleban no Afeganistão e antes da invasão do Iraque, num discurso que delineou a teoria de ataques preventivos adotada por seu governo.
Desde então, com o colapso da segurança no Iraque do pós-guerra, Bush enfrenta ceticismo e condenação da comunidade internacional por ter agido de forma unilateral. Agora, tenta aprovar uma resolução na ONU para dar um caráter mais internacional à ocupação. Mas países contrários à guerra, como Rússia, França e Alemanha, pedem mais autonomia ao governo iraquiano que deve assumir em 30 de junho.
Enquanto isso, a violência segue no Iraque. Uma emboscada contra um comboio de estrangeiros em Bagdá deixou ao menos dois mortos e possivelmente resultou no seqüestro de outros, segundo relatos conflitantes do local.
Combates pesados ocorreram nas cidades xiitas de Najaf e Kufa, onde os EUA haviam anunciado na semana passada um acordo com o clérigo xiita radical Moqtada al Sadr, que comanda uma rebelião. Ao menos dois soldados americanos ficaram feridos nos choques em Najaf.


Texto Anterior: Comentário: País vive situação pré-revolucionária
Próximo Texto: Kerry diz que mudará prioridades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.