São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Homem com tuberculose foge de avião pela Europa

DA REDAÇÃO

Autoridades de saúde da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos estão em busca de 80 passageiros que viajaram de avião em cadeiras próximas a um homem infectado com um tipo raro de tuberculose.
O homem, que viajou de Atlanta, no Estado americano da Geórgia, para se casar na Grécia, está agora sob os cuidados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Seu nome e nacionalidade não foram divulgados.
Ele tomou no dia 12 de maio o vôo 385 da Air France, de Atlanta para Paris, e no dia 24 embarcou de Praga para Montreal no vôo 0104 da companhia aérea tcheca CSA. Entre essas viagens ele pegou pelo menos mais quatro vôos na Europa, das companhias grega Olympic, da CSA e da Air France. Do Canadá, viajou de carro para Nova York, onde se entregou às autoridades sanitárias. Serão contatados os passageiros que viajaram nas duas fileiras da frente, nas duas de trás e na mesma fileira do paciente, além da tripulação.
Ele tem um tipo de tuberculose "altamente resistente" a antibióticos, segundo disseram autoridades de saúde americanas, e teria sido instruído a não viajar de avião por poder expor outras pessoas ao contágio.
O homem, porém, disse à imprensa de Atlanta que os médicos só lhe sugeriram que adiasse o casamento na Grécia. Ele disse não saber que sua tuberculose era tão perigosa. Só quando estava na Itália, afirmou, foi comunicado pelas autoridades sanitárias dos EUA de que novos testes haviam revelado que sua doença era do tipo "altamente resistente".


Texto Anterior: Em busca de ajuda, indianos protestam para serem classificados como pobres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.