Índice geral Negocios
Negocios
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pequeno fornecedor recebe aporte de grande empresa

Ações têm como meta estreitar laços e garantir abastecimento de parceiros

Luiza Sigulem/Folhapress
Marli boldorini, coordenadora da Combustol, na empresa, em sp
Marli boldorini, coordenadora da Combustol, na empresa, em sp

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Carência de verba para investimento em expansão foi o principal percalço que a Combustol, fornecedora de fornos industriais, teve de contornar neste ano. Em vez de recorrer diretamente a bancos, a empresa decidiu adotar estratégia diferente para solucionar o problema.

Para pagarem taxa de juros menor e terem crédito aprovado em menos de uma semana, os gestores obtiveram financiamento bancário, em novembro, intermediado pela companhia para a qual prestam serviço, a Petrobras.

"Esperar um mês para receber o aporte e pagar taxa de juros alta [nos empréstimos tradicionais] barram a expansão de pequenos negócios", critica a coordenadora de tesouraria, Marli Boldorini, 47.

PROGRAMAS

Para assegurarem que a demanda por produtos e serviços seja suprida, grandes empresas como IBM, Klabin, Petrobras e Vale criaram sistemas de financiamento específicos para fornecedores.

A petroleira lançou em julho deste ano o Programa Progredir. Com bancos brasileiros, a companhia oferece crédito com taxa de juros reduzida às prestadoras de serviço. Além disso, o projeto conta com fundo para antecipar valores a receber.

"Descobrimos o pré-sal, mas não temos como retirá-lo sem o trabalho dos nossos parceiros", justifica Almir Guilherme Barbassa, diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras.

Com o mesmo objetivo, a mineradora Vale oferece, desde 2009, duas linhas de crédito para parceiros pelo programa Inove: empréstimo e adiantamento de recebíveis -com 100 e 350 empresas cadastradas, respectivamente.

"Se não invisto no fornecedor, meu custo aumenta, já que terei de buscar outro longe", argumenta Ricardo Porto, diretor do Inove.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.