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Cliente corre o risco de comprar gato por lebre

A advogada Mariana Ferreira Alves, do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), aconselha cautela ao consumidor que prefere o mouse ao "batidão" de perna. "A rede está cheia de armadilhas. Para escapar, dê preferência aos sites que têm loja física. e ligue antes de fechar a compra", orienta.

Uma das maiores arapucas está na imagem exibida na tela. Muitos sites ampliam as fotos dos itens.

O recurso acaba passando a falsa sensação de que a mercadoria é maior do que é na realidade. "Fique atento às dimensões descritas na ficha técnica", aconselha Fernando Laudino, da Internet Innovation (consultoria de e-commerce).

Sites que primam pela honestidade costumam colocar fotos dos objetos pequenos na palma de uma mão. A estratégia fornece uma ideia mais precisa das dimensões do produto.

DEVOLUÇÃO

A advogada do Idec lembra os direitos do consumidor. "Quem não gostar do que compra pela internet pode devolver em até sete dias e ter o dinheiro de volta", diz. E adverte: "O custo dos Correios na devolução é de quem vende, inclusive se o site tiver sede em um outro país".

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