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Veículo veloz

Torpedos atraem empresários pela agilidade e preço baixo

Gabo Morales/Folhapress
Fernanda Amorim, gerente da caraigá Veículos, criou sistema de envio de alerta aos clientes
Fernanda Amorim, gerente da caraigá Veículos, criou sistema de envio de alerta aos clientes

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Digitar o texto. Selecionar o destinatário. Apertar o botão de enviar. Pronto. Em segundos o cliente recebe a mensagem da empresa diretamente em seu celular.

A agilidade e a objetividade do SMS atraíram companhias norte-americanas e têm ganhado destaque entre as brasileiras de todos os portes.

Pesquisa feita em dezembro pela Acision, consultoria de comunicação móvel, mostrou que 80% dos 1.493 brasileiros entrevistados receberam mensagem de texto ou multimídia com publicidade no terceiro trimestre de 2011. O conteúdo foi lido atentamente por 55% deles.

Para ter ideia do que isso significa, o índice de cliques em anúncios pela internet em geral fica abaixo de 0,5%, afirmam especialistas em propaganda. Ou seja, o SMS pode até ser indesejado, mas é lido.

"Enquanto comunicadores instantâneos [como Gtalk ou MSN] exigem conexão, o SMS não, além de ser confiável e universal", afirma Vancrei Oliveira, vice-presidente da Acision na América Latina.

Mas o acesso à internet oferecido pelos smartphones levanta a questão: quando tudo e todos se comunicam on-line, ainda vale a pena investir no SMS?

ULTRAPASSADO?

"O torpedo ficou no passado do marketing", contrapõe Gil Giardelli, sócio da agência Gaia Creative.

Depois que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exigiu a autorização dos clientes para o envio de mensagens, o recurso perdeu sua funcionalidade como canal de propaganda, diz.

"Tudo está virando aplicativo para smartphone, que, além de acessível, é barato ou gratuito. Nos EUA, o SMS é mais forte porque não há restrições como há aqui", frisa.

Ainda assim, a rapidez e o custo do SMS (R$ 0,30 por mensagem) têm chamado a atenção de empresários interessados em estreitar laços com seus clientes.

É o caso de Fernanda Amorim, 30, gerente de marketing da concessionária Caraigá Veículos.

A partir deste mês, a loja enviará torpedos para clientes avisando, entre outros assuntos, sobre o dia da revisão do automóvel. "Queremos que o cliente tenha tratamento especial."

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