Índice geral Negocios
Negocios
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inspiração gratuita

A Folha selecionou sete vídeos para conhecer as histórias dos gurus do empreendorismo digital -sem intermediários

Para fazer parte de um dos núcleos de empreendedorismo das faculdades norte-americanas é preciso ser aluno da instituição.

Mas, para incentivar o espírito "do it yourself" (faça você mesmo) tão valorizado no Vale do Silício, o centro de Stanford disponibiliza, gratuitamente, vídeos de apresentações de gurus do empreendedorismo digital.

Os debates e palestras são mais inspiradores do que técnicos, divididos em capítulos curtos de até cinco minutos.

Com exceção da Apple, toda a "gangue dos quatro" (Facebook, Amazon e Google) está representada.

-

Em uma palestra em maio de 2011, Kevin Systrom e Mike Krieger, fundadores do Instagram, dão dicas sobre temas diversos -por exemplo: ao falar com um investidor, leve um protótipo do seu produto. A dupla conta no vídeo como a relação funciona e como as ideias vão sendo alteradas e modificadas. Não houve um estalo que fizesse com que os dois bolassem a rede social. Eles sugerem analisar e discutir o projeto à exaustão para refiná-lo.

Diego Piacentini, vice-presidente de varejo da Amazon, discorre sobre como uma empresa líder não deve se acomodar. E quais erros -desde que cometidos apenas uma vez- podem ser tolerados.

Steve Ballmer, presidente da Microsoft, fala sobre o longo tempo de maturação requerido para o desenvolvimento de uma tecnologia que quebra barreiras e sobre qual deve ser a melhor época para abrir uma empresa.

Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, diz que riscos existem e os empresários devem superá-los. Para ele, um bom empreendedor não pode desistir de suas ideias e deixar de confiar em si mesmo.

Larry Page, fundador do Google, afirma no vídeo que as empresas não sabem inovar e que foi exatamente nessa lacuna que o Google investiu. Para ele, a seleção de talentos merece mais tempo dos empreendedores.

Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, apresentou-se com seu moletom em 2005, quando o site era restrito a alunos de ensino superior. Ele relata o que busca ao contratar alguém (pessoas inteligentes), com quem gosta de trabalhar (amigos) e o que fez enquanto estava matriculado no curso de psicologia em Harvard (o Facebook).

Guy Kawasaki, co-fundador da revista on-line Alltop.com, questiona: abrir uma empresa que gere alta renda ou que faça sentido para a sociedade? No vídeo, gravado em 2004, ele fala sobre a importância de não priorizar o dinheiro para, depois, ganhar dinheiro. Para Kawasaki, é importante pensar alto, "sair da caixa" e sensibilizar os clientes -ainda que de forma negativa.

PILARES DOS CENTROS

  • Trazer gente do mercado para dentro da universidade
  • Incentivar as pessoas a se virarem sozinhas
  • Ajudar estudantes a montar uma rede de relacionamentos
  • Fazer com que os protoempreendedores façam estágios em "startups"
  • Estudar e discutir casos de fracasso
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.