Índice geral Negocios
Negocios
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Próxima fase

Conheça novas ideias e modelos de negócio no comércio on-line, setor que cresce quatro vezes mais do que outros segmentos do mercado

Simon Plestenjak/Folhapress
Priscila Capellato, da GlossyBox, que oferece assinatura para uma cesta de cosméticos
Priscila Capellato, da GlossyBox, que oferece assinatura para uma cesta de cosméticos

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

O varejo on-line vive uma fase de experimentação após o boom das compras coletivas. Entre novembro de 2011 e abril deste ano, o número de empresas virtuais que oferecem esse tipo de desconto caiu de 1.100 para 850, segundo o SaveMe, site que reúne páginas de ofertas.

Diante desse cenário, os empreendedores começaram a testar novos modelos de comércio na web.

Entre as novidades, há empresas que oferecem uma cesta mensal a partir de uma assinatura, redes sociais só para o comércio, sites que indicam qual o modelo adequado de produto de acordo com o perfil do usuário e um aplicativo que mostra as promoções existentes na vizinhança (leia mais sobre as empresas nesta página).

Esses empresários estão atrás de uma fatia crescente do varejo.

Segundo Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração), o comércio pela rede representa cerca de 5% do total das vendas, mas cresce em um ritmo quatro vezes maior do que o resto do mercado.

Para conseguir uma fatia desse bolo, jovens empresários lançam mão de novas táticas. "No que diz respeito a modelos de sites, a criatividade vai longe", diz Felisoni.

"Algumas das ideias que pipocam são incríveis, com maneiras diferentes de vender que chamam a atenção, mas ainda não têm representatividade", diz Natan Sztamfater, 31, fundador da CookieWeb, agência de marketing especializada na web.

Porém, "novos projetos trazem novas demandas", diz Igor Senra, 34, presidente da Moip, de soluções para pagamento on-line. Para ele, modelos bem-sucedidos oferecem produtos de uma forma simples, "e é isso o que esses caras querem fazer".

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.