Índice geral Negocios
Negocios
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

'Brasil está desenvolvendo políticas de apoio'

DE SÃO PAULO

Gilberto Sarfati é professor de empreendedorismo da FGV (Fundação Getulio Vargas) e fez um estudo sobre políticas públicas de incentivo no Brasil comparadas às de quatro países: Canadá, Chile, Irlanda e Itália.

-

Folha - O Brasil já tem políticas relevantes de apoio aos pequenos empresários?

Gilberto Sarfati* - Está começando a ter. Destaco a lei do Simples e o trabalho da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia], que tem um papel importante para formar a indústria de capital de risco.

Quais iniciativas podemos aprender de outros países?

Nos países ricos, há um foco em empreendedorismo de alto impacto (empresas que crescem mais de 20% ao ano). O futuro do desenvolvimento econômico -geração de empregos e novas tecnologias- está aí. Para isso, é preciso ter educação empreendedora, preocupação com desenvolvimento regional e simplificar a vida dos empresários. É o que fazem o Canadá, a Irlanda e o Chile.

E o que não se deve fazer?

A Itália é o antiexemplo. Lá, as regras trabalhistas são muito rígidas. Um empregado não é demitido nunca, pois a quantidade de encargos que a empresa é obrigada a pagar é praticamente o salário para o resto da vida do sujeito.

(FG)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.