Índice geral Negocios
Negocios
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Impressão 3D facilita inovação

Com a ajuda da tecnologia, protótipos de novos produtos ficam prontos em poucas horas

DE SÃO PAULO

Outro fator além das políticas públicas tem tornado o design de produtos mais acessível: a impressão 3D.

As impressoras são máquinas que constroem objetos depositando camadas de materiais (plástico, cerâmica ou metal, por exemplo). Com isso, é possível fazer protótipos de forma mais rápida.

Antes, para produzir uma peça de teste, era preciso esculpir manualmente. Isso era demorado e custoso, explica Jorge Lopes, pesquisador da PUC Rio de Janeiro.

O serviço funciona assim: a empresa contrata um designer para fazer o desenho de um novo produto em um software. Depois de aprovado, esse arquivo é enviado à impressora 3D, que "lê" os dados e cria o protótipo.

"Às vezes, em uma hora o cliente está com o protótipo na mão", afirma Alexandre Magdalon, 50, diretor de vendas e marketing da Seacam, empresa que oferece esse tipo de serviço.

O preço varia de acordo com o tamanho da peça. "Pode ser de R$ 100 até R$ 20 mil", diz Magadalon.

Segundo ele, há pequenos negócios que usam a impressão 3D principalmente nos setores de calçados e de embalagens -grandes empresas de eletrônicos e de veículos também precisam obter protótipos rapidamente.

REALISMO NOS TESTES

A Gertec, empresa que produz teclados, leitores de códigos de barras e outros produtos, é um exemplo. Há três anos, ela começou a usar serviços de impressoras 3D.

"Às vezes, nós mesmos mandamos [imprimir], às vezes, é o designer [que eles contratam]", revela o diretor Robinson Schincariol.

"Por melhor que seja o desenho, somente com a peça na mão conseguimos ver como ela realmente é."

Ele afirma que sempre solicita correções nos protótipos. Fazer os ajustes nesse estágio sai mais barato do que corrigir a linha de produção.

O escultor Alexandre Leonato, 51, é dono da ALN Studio e faz embalagens, maquetes e estátuas com a impressora 3D.

Leonato diz que imprimir uma peça pequena demora cerca de duas horas. Uma grande demanda em torno de oito horas. "Mas faço isso de madrugada. Estou dormindo e a impressora fica trabalhando por mim."

(FG)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.