Índice geral Negocios
Negocios
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Firmas devem reter talentos, afirma Sebrae

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pequenas empresas com alto crescimento devem desenvolver políticas eficientes para atrair e reter talentos.

"A tarefa é desafiadora em função do atual aquecimento do mercado de trabalho", avalia o diretor-técnico do Sebrae nacional, Carlos Alberto dos Santos.

Segundo ele, a inovação consistente, fundamental para a sobrevivência das pequenas empresas, exige equipe competente e motivada. Essa necessidade de segurar profissionais qualificados pode obrigar empresários a pagar salários maiores, o que representa pressão de custos para negócios em forte expansão.

Mas a remuneração não é a única arma para disputar candidatos qualificados com empresas de grande porte. A vontade de crescer com o negócio e o gosto por fazer coisas diferentes são fatores importantes, que devem ser colocados na mesa.

"A condição mais importante para uma empresa reter talentos é ser capaz de gerar perspectivas. Hoje, colaboradores talentosos querem mais do que um emprego", afirma Santos.

Na hora de avaliar uma proposta, os profissionais mais disputados pelo mercado observam um pacote que inclui potencial de crescimento da companhia e identificação com a missão, além da capacidade que o negócio tem de gerar oportunidades e de enriquecer o currículo.

Pequenos detalhes podem pesar a favor das pequenas empresas de alto crescimento, como um ambiente de trabalho mais informal e uma política de reconhecimento dos funcionários pró-ativos, o que não implica necessariamente custos extras.

Uma segunda opção é oferecer benefícios adicionais, como, por exemplo, um plano estruturado de opções de ações. Nesse caso, se a empresa for bem no médio prazo, todos saem ganhando.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.