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Artigos combinados atraem pais e filhos

Empresários criam peças infantis e adultas de aparência semelhante para conquistar a família e alavancar vendas

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Aguçar o consumo de famílias com filhos é o objetivo do empresário Carlos Alberto Rodrigues, 24, dono da rede de calçados infantis Ticos e Ticas. Para atingir a meta, passou a vender, desde junho deste ano, pares de sapatos femininos e infantis com formatos e cores semelhantes.
"Os modelos agradam tanto a mulheres, que sentem prazer em ver as filhas com o mesmo sapato, quanto a crianças, que querem se vestir igual às mães", explica ele.
A tendência de peças combinadas tornou-se mais forte entre micro e pequenos lojistas nos últimos meses, segundo consultores ouvidos pela Folha. Não são apenas os itens para mães e filhas que começam a ganhar as prateleiras das lojas -artigos combinados para pais e filhos também têm sido elaborados.
É o que o Grupo Padrão, de roupas para homens e mulheres, de Curitiba, vende desde o começo deste semestre.
"As peças chamam a atenção de mulheres, que compram os produtos para presentear o marido e os filhos", explica Francisco Padrão Júnior, 27, proprietário da loja.
O apelo familiar, segundo Flávia Ghisi, especialista em varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração), é o maior aliado dos lojistas.
"A ideia é fazer com que os pais possam brincar de boneca com seus próprios filhos", considera a especialista.

MERCADO
O amadurecimento precoce das crianças contribui para que o mercado ofereça produtos infantis semelhantes aos dos adultos, pondera Heloísa Omini, professora de varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Segundo ela, o mesmo movimento pode ser observado nos mercados de celular, computador e jogo.

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