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Natal exige margem de perda maior

Índices de vendas e de prejuízo sobem na mesma proporção, afirma analista

DE SÃO PAULO

A pouco mais de um mês para o Natal, donos de lojas virtuais preparam estoque para faturar mais. Ao mesmo tempo, calculam aumento no prejuízo devido a fraudes.

A conta deve mesmo ser proporcional: quanto mais alto o faturamento, maior a expectativa de perda, orienta Renato Blum, presidente do Conselho de Segurança da Informação da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

"Os fraudadores aproveitam o crescimento de vendas [do fim de ano] para se camuflarem entre as transações feitas e não serem identificados com facilidade", alerta.

Ciente dos riscos elevados durante a época de Natal, Rubens Branchini, 36, proprietário do portal Eletrônica Santana, aumentará a margem de perda de 1,5% em novembro para 2% do faturamento mensal em dezembro.

Além disso, o empresário intensificou o treinamento da equipe de analistas de segurança digital. "Quero ter um fim de ano tranquilo e começar 2012 com pequeno índice de prejuízo", planeja.

ASSINATURA

Com o mesmo objetivo de Branchini, o empresário Rafael Deieno Júnior, 44, dono do portal Casa das Calcinhas, contratou plano de segurança virtual, que cobre prejuízos por fraude.

A proteção também inclui envio do contrato de compra aos clientes por fax. "Peço a eles que me devolvam o papel assinado para exigir o pagamento ao banco caso eu seja vítima de fraude", diz ele, que tem R$ 150 de tíquete médio e índice de perda inferior a 1% do faturamento.

Para Blum, da Fecomercio, empresários de todos os setores devem se assegurar contra riscos de fraude no Natal, como faz Deieno Júnior.

"Até produtos com baixo potencial de revenda, como lingeries e livros, são alvos de desvio. O fraudador também dá presentes de Natal."

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