São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007


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NUM CLIQUE

Softwares integrados são tendência

Segurança da informação é outro aspecto atualmente em evidência, dizem especialistas

MARIANA BERGEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Seja pequena, seja multinacional, não importa. O caminho para a redução dos custos geralmente passa por estar atento à tecnologia de ponta e, mais especificamente, à implantação de sistemas de gestão.
Opções de software não faltam, já que o segmento conta com cerca de 8.000 companhias, sendo 94% delas de micro ou de pequeno porte.
Com isso, para selecionar um sistema de qualidade, o empresário deve estar a par das principais tendências de mercado.
E, segundo pesquisa encomendada pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) ao IDC (International Data Corporation), a tendência tem só três letras: SOA.
Trata-se de uma arquitetura orientada a serviços -a sigla em inglês significa "software de integração de serviços" (veja mais informações no quadro).
"O SOA dá liberdade para utilizar as ferramentas conforme o fluxo de negócio da empresa, e não o contrário, como ocorre com os programas comuns", explica o analista de software do IDC, Fernando Aires.
A análise do presidente do conselho da Abes, Jorge Sukarie, é que o modelo tradicional de softwares vem cedendo espaço a soluções complexas.
"As empresas procuram ser mais competitivas e investem cada vez mais em tecnologia. Para isso, elas têm buscado soluções que permitam obter uma visão geral do negócio."
A segurança é outro tema em alta no que diz respeito à tecnologia da informação -não só a adoção de ferramentas que permitam manter a segurança da empresa mas também a conscientização dos funcionários para zelarem pelo sistema.
"De nada adianta investir em uma estrutura se a senha é quebrada e fornecida a quem não deveria obtê-la", atenta Aires.

Solução inútil
Antes de investir suas reservas num software, porém, cabe ao empresário checar se o produto não está mais para dor de cabeça do que para solução.
O administrador Cândido Shin-iti Utida, 64, por exemplo, queria uma solução informatizada para otimizar a gestão dos 50 fornecedores de sua loja de moda íntima.
Seu maior desejo era conseguir visualizar o histórico completo de cada um dos parceiros. "Investi R$ 900 para implantar um sistema, mas na prática ele não me serve. Ele não agiliza o serviço nem é uma ferramenta que ajuda a aumentar o lucro."
Nessa hora, recomenda-se pedir auxílio a consultores de tecnologia, que ajudam na busca por soluções adequadas.
"O serviço de um especialista custa cerca de R$ 50 por hora", diz Ivair Rodrigues, diretor do Instituto Sem Fronteira. "Mas vale a pena certificar-se de que é um bom profissional", diz.


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