São Paulo, domingo, 03 de abril de 2011


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FEIRAS

Inovação é mote para Dia das Mães

Design e sustentabilidade são estratégias da indústria para ganhar mercado no setor de produtos populares

BRUNA BORGES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Produtos tradicionais ganharam nova roupagem na Feira 1 a 99 Brasil, de artigos populares, realizada na semana passada em São Paulo.
Na intenção de conquistar mercado, fabricantes investem em artigos diferenciados a preços convidativos para o consumidor: de R$ 1 a R$ 99.
"O mercado de produtos populares renova seu estoque muito rapidamente. A cada três meses há um novo "mix" nas lojas", diz Eduardo Trudes, diretor da feira.
O dono da Plick, fábrica paulistana de utensílios domésticos, Andre Del Lucchese, 51, aponta outro motivo. "Como é um mercado que se multiplica e se copia muito, há necessidade do fabricante inovar sempre", considera.
Nem que seja em artigos tradicionais para o lar, como potes para mantimentos, ferramentas para cozinha e lixeiras. Esses itens, por exemplo, passam a ser pensados como objetos de decoração.
Porta-biscoito e panelas esmaltadas ganham formas e cores para não ficarem escondidos nos armários, e sim participarem da composição da cozinha.
Nesta edição da feira, que é realizada duas vezes ao ano, os itens de utilidade doméstica reinaram.
A ideia é oferecer espaço para que os lojistas moldem o "mix" de produtos para contemplar o Dia das Mães, comemorado em 8 de maio.

ECOLÓGICO
Outra estratégia das indústrias para conquistar mercado é o investimento em produtos sustentáveis.
A BB Store, fábrica baiana de brindes de plástico, por exemplo, lançou em dezembro passado uma linha de canecas que inclui fibra de coco entre as matérias-primas.
A linha, que estava prevista para compor 30% da produção, passou a representar 60% em fevereiro deste ano. "A ideia surgiu da análise do mercado. É fundamental investir em tecnologia que produza um ambiente mais sustentável", opina o diretor da empresa, Plínio Bevervanso.
O plástico, contudo, continua a ser o grande destaque entre os produtos populares. Cerca de 50% dos itens comercializados na feira, segundo os organizadores, são elaborados a partir dele.


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