São Paulo, domingo, 03 de julho de 2011


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Firmar parcerias é recurso para oferecer benefícios aos clientes

DE SÃO PAULO

Promover passeios ciclísticos no período noturno foi a estratégia adotada pelo empresário Gustavo Bianchini, 35, dono da loja de bicicletas Total Bike, para reunir e fidelizar seus clientes.
Contudo, a falta de capital financeiro não permitiu que ele contratasse um guia turístico para o projeto.
A solução encontrada por Bianchini foi firmar parceria com profissionais. "Eles prestam serviços para nós, e oferecemos peças e manutenção de bicicletas a preço de custo", explica o empresário.
O caso de Bianchini não é isolado entre micro e pequenos empreendedores. Com caixa limitado, eles fazem parcerias com outros estabelecimentos e criam grupos para promover a fidelização mútua de clientes.
Na Pandora Experiências, que comercializa presentes como pacotes de spa e viagens de balão, os clientes podem participar de concursos e promoções para ganhar um dos serviços vendidos.
Mas os custos não saem só do orçamento da empresa. A Pandora firma parceria com os prestadores de serviço em troca do intercâmbio de clientes e da divulgação das marcas em redes sociais.
A estratégia evita também que iniciativas malsucedidas resultem em prejuízo financeiro. "Em um dos concursos, oferecemos ingressos para o cinema, mas não houve adesão", comenta Cátia Bertelo, 28, diretora de marketing.


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