São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004


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NEGÓCIO EM FOCO

Diferencial é atender, com exclusividade e em um só dia, pacientes "medrosos" ou sem muito tempo disponível

Conceito de spa atrai pacientes ao dentista

LARA SCHULZE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Verdade seja dita: é difícil encontrar uma pessoa que, além de gostar de ir ao dentista, tenha tempo disponível para submeter-se a tratamentos longos.
Ciente disso e na tentativa de evitar a fuga da clientela, o odontologista Conrado Ferreira Pinto, 49, decidiu transformar seu consultório em um spa, localizado em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).
Para otimizar o tempo, os pacientes passam o dia todo lá, reduzindo, com isso, o número de visitas. Nos intervalos do tratamento, o tempo é preenchido com refeições, massagens, TV ou relaxamento no jardim de inverno. "O dentista é o primeiro compromisso a ser cortado da agenda quando surge um imprevisto. Esse tratamento reduz o número de visitas e faz com que o cliente vá para casa satisfeito porque já consegue identificar mudanças."

Investimento
A idéia surgiu há oito anos, quando o dentista ainda trabalhava em um consultório convencional de 120 metros quadrados. Para transformá-lo em um minispa, o investimento foi de R$ 300 mil, incluindo equipamentos, palestras para a equipe e reforma.
O serviço, diz ele, "pegou". Para atender à demanda, o dentista se mudou para um espaço seis vezes maior. Para chegar ao novo conceito, a clínica, que hoje atende cerca de 30 pacientes por mês, recebeu R$ 900 mil de investimento.
Os valores dos tratamentos variam de R$ 500 a R$ 40 mil. "O faturamento aumentou cerca de 60%, mas ainda não é o suficiente para cobrir os investimentos", contabiliza Pinto.
A possibilidade de concluir o tratamento em um dia foi o que atraiu o empresário Jairo Gurman, 46, ao Spa Odontológico. "Tirei o dia de folga para fazer tudo de uma vez. Por causa do medo que sinto, não queria ter de voltar. É bastante prático."
A equipe do spa é composta por oito dentistas, um clínico-geral, um psicólogo, uma nutricionista, uma massagista e uma cozinheira. Aos pacientes que moram fora da Grande São Paulo é oferecido traslado e indicada hospedagem. Acompanhantes também podem passar o dia no local. "Dependendo do caso, o paciente retorna duas ou três vezes, e é só."
Pinto, que registrou o nome Spa Odontológico, diz ter sido procurado por profissionais interessados em ampliar sua idéia por meio do sistema de franquias e que pensa em entrar no ramo.

Atendimento VIP
A clínica Dental Day, de Silvia Regina Valentoni, 35, também aposta na nova modalidade: ela dá atendimento VIP a apenas um paciente por dia. Antes da consulta, o cliente descreve seus hábitos, e a clínica prepara cardápio, som ambiente e opções de leitura de acordo com sua preferência.
Para colocar a idéia em prática, Valentoni diz ter investido R$ 1 milhão. O foco inicial eram os "medrosos". A eles, atualmente, juntaram-se os "sem-tempo". "Faço mimos para os meus pacientes. É o meu diferencial."


Dental Day: 0/xx/11/5581-2475; Spa Odontológico: 0/xx/11/4337-1588


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