São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010


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NO CAIXA

Crescem opções para pagamentos

Empresário conta com sistema unificado de cartão, débito por celular e boleto eletrônico

Rodrigo Capote/Folha Imagem


NATALIE CATUOGNO CONSANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde cartões de débito até pagamentos remotos via celular, há muitas novidades no setor de meios de pagamento.
Essa movimentação beneficia o empresário com economia e oferta de mais opções para atender o cliente.
Uma das mudanças é no segmento de cartões de débito e crédito. Em julho deste ano, acaba a exclusividade que a bandeira Visa, de cartões de pagamento, mantinha com a operadora Cielo, que opera os sistemas de transações comerciais para lojistas e bancos.
Na prática, isso significa que o varejista pode economizar com o aluguel das máquinas -que chega a R$ 135 mensais por terminal-, pois terá como receber todas as bandeiras em uma só (leia mais à página 3).
"Será possível ter apenas um POS [terminal que processa as transações] ou manter vários para ganhar agilidade de atendimento", diz Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo.
O gerente da Droga Color, Luciano Gonçalves Pereira, vai se desfazer de pelo menos uma das três máquinas que utiliza. "Eu só mantinha tantas para poder atender os clientes", esclarece.

Celular versátil
O cartão, no entanto, vai começar a dividir espaço com outros meios de pagamento. E o celular está entre eles.
O crédito feito diretamente pelo telefone já se tornou realidade no Brasil. A Redecard, empresa que oferece esse serviço, instala um software no aparelho do comerciante. Depois, basta que ele digite os dados do cartão de crédito do comprador -e está feita a transação.
O Bradesco também quer abocanhar um espaço nesse mercado e testa duas soluções.
Uma, em experiência em 31 locais, permite ao cliente aproximar o telefone do terminal para efetuar a compra, adianta Candido Leonelli, diretor-executivo do banco.
Outra, em desenvolvimento em 30 lojas, possibilita que o consumidor, após cadastro, efetue crédito ou débito mesmo fora da empresa na qual fez a compra.
"O cliente pode pedir uma pizza e, de casa, autorizar o débito, que será registrado no POS da pizzaria remotamente", exemplifica Leonelli.

Sem papel
Também há novidades para quem emite boletos. Desde o ano passado, é possível fazer cobranças por DDA (Débito Direto Autorizado).
Trata-se de um boleto eletrônico que o cliente consegue visualizar no caixa eletrônico ou na internet. Para o empresário, significa redução de custos de impressão e de envio do documento pelo correio, indica Joaquim Kavakama, superintendente Geral da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).
"Mais de 1,2 milhão de clientes aderiram ao DDA", comemora Sidney Passeri, gerente-executivo de produtos e serviços do Banco do Brasil.


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