São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

em foco

FAP aumenta busca por orientação em saúde ocupacional

Consultorias têm crescimento de até 50% na procura

BRUNA BORGES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A procura por consultorias especializadas em saúde e segurança do trabalho aumentou nos últimos quatro meses.
Desde 1º de janeiro, quando entrou em vigor o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), que pode aumentar a tributação em função dos índices de acidente e doenças ocupacionais, empresários têm buscado assessoria, atestam empresas da área consultadas pela Folha. Apesar de o último anúncio de mudança na tributação ter sido feito em junho de 2009, donos de consultorias sentiram incremento na procura apenas no fim do ano passado.
"A busca se acentuou a partir de dezembro porque os empresários perceberam que, em 2010, o FAP iria pesar no bolso", conta Narciso Santaella, 38, assessor comercial da Líder Saúde Ocupacional, consultoria de saúde e segurança.
Antônio Carlos Vendrame, 46, registra aumento de 30% no faturamento de sua empresa, a Vendrame Consultores Associados, especializada em saúde e segurança no trabalho. Essa movimentação, explica ele, começou no fim do ano passado, devido ao FAP.
A AC Assessoria, a Pactum Consultoria Empresarial e a rede de consultorias Med-Net também relatam crescimento.
Boa parte da atuação dessas consultorias é no sentido de reduzir os afastamentos e os auxílios-doença com a análise das instalações e a verificação do grau de risco de acidentes e doenças do trabalho. A partir desse diagnóstico, são feitas alterações em sistemas de ventilação e iluminação ou programas de ginástica laboral.

Orientação
Em geral, são pequenas e médias empresas que buscam as consultorias de segurança do trabalho. Vão em busca de esclarecimento sobre o FAP.
Foi o caso da Pay System, especializada em administração de pessoal e que presta serviço de redução de riscos, que teve aumento de 50% na procura.
Segundo o diretor da empresa, José Carlos Rodrigues, 51, a clientela buscava resposta a duas dúvidas: o que é o FAP e como calculá-lo.


Texto Anterior: Empresa tem de registrar boleto virtual
Próximo Texto: FAP: Mecanismo altera índice de seguro de acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.