São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2011 |
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Logística é barreira em expansão Custo de transporte pode inviabilizar unidade distante de grandes centros DE SÃO PAULO A tendência de abertura de franquia fora de capitais esconde um obstáculo: a logística, analisam especialistas. Muitas vezes, a marca condiciona a loja à compra de produtos de um fornecedor específico. O custo do transporte, dependendo da localidade, pode comprometer a viabilidade do negócio. Por isso, antes de investir em uma unidade, consultores recomendam um estudo para determinar os custos envolvidos no processo. É o que faz o diretor da rede de restaurantes Vivenda do Camarão, Diego Perri. Existe, segundo ele, "dificuldade imensa de logística" para abastecer lojas em cidades fora do Estado de São Paulo. Os camarões que dão nome à marca, explica, saem das regiões Norte e Nordeste e são processados e preparados em São Paulo, de onde partem para as demais unidades distribuídas pelo país. A distância é uma das barreiras, mas a má condição das estradas aumenta os gastos com transporte, diz ele. Ainda assim, após análise, a marca prepara-se para abrir neste ano pontos em Marabá (a 485 km de Belém) e Imperatriz (a 636 km de São Luís). As redes de alimentação são as mais sensíveis à expansão, explica o professor de mercadologia da FGV (Fundação Getulio Vargas) e diretor da consultoria Geografia de Mercado, Tadeu Masano. "Uma franquia de joias, por exemplo, [diferentemente da de alimentos,] não precisa de muitos insumos, e as remessas de produtos podem ser mais espaçadas", afirma. O setor de serviços é o que pode ser adaptado mais facilmente, segundo Liana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, de consultoria em expansão de negócios. Para esse segmento, completa ela, há mais dependência do know-how do franqueador do que de produtos.
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