São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresário deve fazer test drive de modelo antes de mudança total

DE SÃO PAULO

Antes de deixar o modelo de atacado ou optar pelo "atacarejo" (atacado combinado a varejo), o empresário deve fazer o orçamento da mudança e o planejamento.
Investimentos como embalagem, divulgação de produtos e logística, ensina Mauro Johashi, consultor da auditoria BDO Brasil, devem ser incluídos na conta mensal.
"Como pequenos varejistas têm mais de uma unidade [uma para o varejo e outra para o atacado], a logística é mais onerosa", analisa.
Achar que gerir um comércio para o consumidor final é como administrar atacado é o principal erro, diz. "O varejo exige organização financeira focada em mais vendas com tíquete médio menor."
Prospectar fornecedores permeia a transição. "A empresa que vende para atacadistas pode não ser a melhor opção para os varejistas."
Para Marcel Solimeo, da ACSP, a ampliação do público-alvo deve ser "aos poucos". "É preciso testar o modelo antes de apostar as fichas nele", orienta -com um volume inicial pequeno para o varejo, por exemplo.


Texto Anterior: Migração de perfil
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.