São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008


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gestão

Site deve ser formulado para figurar em buscador

Estar entre os primeiros resultados aumenta visibilidade da firma

TAÍS LAPORTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos grandes desafios das pequenas e médias empresas é colocar seus sites em evidência nos mecanismos de busca.
Figurar entre os primeiros links que sites como o Google mostram em uma busca pode ser a diferença para aumentar as vendas. Segundo levantamento da consultoria WBI Brasil, feito neste ano com 4.431 pessoas, 64% dos internautas clicam somente nos três primeiros resultados ao pesquisar produtos e serviços.
"Só os que fazem uso correto de títulos e descrições ganham visibilidade nas páginas do Google ou do Yahoo!", aponta Paulo Floriano, consultor da TerraForum, especializada em portais corporativos.
Por falta de conhecimento técnico, o representante da loja de artigos esportivos Gorilaz Paintball, Douglas Wilhelm, 22, não nomeou, no endereço virtual da empresa, os produtos vendidos pela companhia. "Isso impediu que os internautas nos localizassem por palavras-chave", avalia.
Wilhelm só reverteu o problema ao contratar um otimizador, profissional que interfere na arquitetura de sites a fim de melhorar sua posição nas pesquisas on-line. "Saltamos da quinta para a primeira página do Google e registramos um aumento de 20% nas vendas."
Há dez anos, Luis Fornasiari, 42, batizou sua empresa de ADL Traduções, para que figurasse no início das listas telefônicas, que são organizadas em ordem alfabética. Ele também se diz satisfeito com os resultados da otimização feita em sua página da internet.
"Após chegarmos ao terceiro lugar na busca de páginas brasileiras do Google [pela palavra-chave "traduções'], a procura por nossos serviços duplicou", relata o empresário.

Soluções
Empresas de marketing e profissionais autônomos oferecem pacotes variados para colocar páginas virtuais no topo das buscas. É preciso, no entanto, pesquisar preços.
O especialista em otimização Ruy Miranda cobra no mínimo R$ 200 para aprimorar detalhes básicos, enquanto Anlipolmar Centivilli, dono da consultoria OSC Internet, informa que a liderança nas pesquisas pode custar R$ 20 mil por ano.
"Faço cálculos para atender a centenas de critérios que demonstrem aos bancos de dados que o site tem conteúdo útil e idôneo e, portanto, merece estar na frente dos concorrentes", explica Miranda.
Segundo Floriano, da TerraForum, quanto mais links a página receber de outros endereços, melhor será a sua hierarquia em buscadores.
Para o consultor, o ideal é que a empresa faça o planejamento da colocação nas pesquisas antes mesmo de criar o seu site. "Imagens e vídeos devem ser bem descritos, e o conteúdo, facilmente localizável."


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