São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007


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Formaturas atingem a maioridade

ANDRESSA ROVANI
DA REPORTAGEM LOCAL

É nesta época do ano que a busca por empresas que organizam formaturas dos ensinos fundamental, médio e superior, em geral, começa.
O mercado cresce a olhos vistos. Apenas em universidades públicas federais, graduam-se cerca de 86 mil estudantes -um aumento de 46% desde o ano 2000.
É nesse nicho que, há dois anos, entrou a B2. Foi organizando as próprias formaturas que Carlos Balma e Ricardo Buckup desvendaram as oportunidades do setor.
De 2005 a 2006, houve um crescimento de 233% no número de eventos organizados pela firma. A perspectiva para os próximos três anos é de incremento de 300%.
Um dos segredos do aumento é a divulgação, realizada de três formas: visitas a faculdades, patrocínio de eventos organizados por alunos e estandes em escolas.
A estratégia da agência de turismo receptivo Eco Resort Avaré para abocanhar esse mercado foi outra. A empresa criou o programa Eco Formaturas, destinado a estudantes tanto de instituições de ensino públicas como de particulares.
"Controlamos os custos para ter também público de escolas municipais e estaduais. Tomamos essa iniciativa ao perceber que o valor de pacotes similares era inacessível a esses alunos", diz o sócio Stefan Weltzer. A previsão do empresário é de aumento de faturamento de 40% com a operação.

Parceiros
Por trás da agência promotora há, em geral, um batalhão de pequenas empresas que dão suporte às ações.
Na organização das formaturas, podem ser envolvidos 46 segmentos -entre empresas de segurança, locação de trajes, decoração, animação, convites e transporte.
"Os fornecedores são, sem dúvida alguma, a chave do sucesso dos eventos", considera a sócia da B2 Formaturas Tatiana Tenguan.
Outra dica para quem deseja investir no setor é transparência no contrato. Dessa forma, é possível reduzir possibilidade de problemas como becas não devolvidas.


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