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Investir em marca nova demanda precauções
Empresário deve conhecer proposta da empresa e mapear concorrência
Franqueados-piloto são acompanhados de perto pela franqueadora nos primeiros anos, até a consolidação do negócio
DE SÃO PAULO
Apostar em uma franquia
nova é como fazer uma aplicação na Bolsa de Valores
quando as ações estão em
baixa. Há a possibilidade de
ver o investimento crescer.
Mas corre-se o risco de perder
parte do volume aplicado.
Não há unidades abertas
para verificar a relação entre
as partes -por lei, o candidato tem acesso aos contatos de
franqueados e de ex-franqueados para fazer essa investigação. Tampouco a certeza da aceitação do produto
ou do serviço no mercado.
"É o ônus e o bônus de ser
o primeiro franqueado: crescer e ser feliz com a franqueadora e viver momentos difíceis com a inexperiência dela", analisa Marcos Hirai, diretor da Franchise Store.
Consultores recomendam
ao franqueado cautela ao investir nessa relação -avaliando o tempo da empresa, a
proposta da franquia e a concorrência na área de atuação.
Abrir o balanço da empresa para o candidato é uma
possibilidade, destaca o sócio da Evolua, de cursos profissionalizantes, Leopoldo
Oliveira, que busca o primeiro franqueado da marca.
Já assinados os papéis, as franqueadoras também se
previnem, com orientação
frequente aos franqueados.
Na alegria e na tristeza, a
Lego Zoom mantém contato
estreito com os primeiros
franqueados, diz o diretor
Maurício Caetano.
"Não vou dizer que é vantagem, mas acredito na proposta da marca", diz a empresária Sueli de Abreu, 47,
sobre ser a primeira franqueada da Lego Zoom.
A relação vinha de longa
data -Abreu representava os
produtos Lego. "Vi a solidez
da empresa", afirma, sobre a
adesão ao franchising.
PÚBLICO MAIOR
O contato anterior ajuda a
fechar o negócio, mas o perfil
arrojado é indispensável,
opina o consultor Adir Ribeiro, da Praxis Education. "A
aposta que [o primeiro franqueado] faz é muito maior."
Não se trata de uma regra
apenas para as franquias que
estão começando, segundo
Ricardo Camargo, da ABF.
"O tempo de consolidação
de uma marca varia de quatro a cinco anos, até pelo volume de investimento."
FOLHA.com
Conheça sete erros dos
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www.folha.com/me745605
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