São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008


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feiras

Lançamentos para o verão reforçam cores múltiplas e ares retrô

Na Francal, estilo gladiador é a aposta de várias marcas

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vivendo dias ensolarados, o setor de calçados aguarda com ansiedade aquela que, assumidamente, é sua menina-dos-olhos entre as estações: a dobradinha primavera-verão, com destaque para o alto verão.
Para o consultor internacional Roberto Benelli, a falta de tradição do design nacional -em comparação com o europeu- nos modelos de inverno é compensada pela criatividade típica das coleções tropicais.
Anderson Birman, da Arezzo, confirma a importância da estação para a sua rede de lojas. "Assim que o inverno começou, passamos a dedicar um espaço nas vitrines para revelar as tendências dos modelos e atender à consumidora que viaja para lugares mais quentes durante as férias de julho", comenta.
Com vistas à chegada da estação quente, as novas coleções foram apresentadas na semana passada na Francal (Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes), em São Paulo.
Os lançamentos revelam que todas as cores serão permitidas, que os designers investiram muito tempo esculpindo os saltos e que foram influenciados pelos anos 70 e pelo estilo retrô das décadas de 20 e 30.
A Toni Salloum, especializada em botas, ganhou espaço no mercado de luxo ao apostar no trio design, novas tecnologias de conforto e acabamento. "Com esse investimento, conseguimos entrar em lojas mais segmentadas com a nossa marca e produzir para grifes consagradas como a Daslu, a Le Lis Blanc e a Animale", afirma o diretor comercial George Filho.

No exterior
Investimento em mais diversidade de estilos em um período de queda drástica nas exportações foi o caminho que levou a Democrata a entrar no mercado italiano e no espanhol.
"Não adianta levar a mesma coleção para países com culturas e hábitos diferentes", esclarece a gerente de marketing da Democrata, Andreia Rinaldi.
A fabricante diz exportar para 60 países -tem clientes na Europa, na América Latina, no Oriente Médio, na Oceania, nos Estados Unidos e no México. Cerca de 35% de sua produção anual -550 mil pares-é destinada ao mercado externo.
Na feira, a empresa lançou 17 linhas, somando mais de 200 modelos que privilegiam conforto e design. Entre os carros-chefes, destacaram-se mocassins e sandálias masculinas.

3º lugar
é a posição do Brasil como produtor de calçados do mundo, atrás da China e da Índia. As exportações do setor no país fecharam 2007 em alta de 2,6% em comparação com o ano anterior

OLYMPIKUS
O modelo Bombast tem amortecimento duplo para absorver impacto; o verniz muda de cor com a intensidade de luz www.olympikus.com
R$ 180

DEMOCRATA
O modelo masculino da linha Domus tem texturas circulares gravadas a laser no couro, frente lisa e saliência no bico www.democrata.com.br
R$ 260

SMARTBAG
O modelo, para carregar no braço, é feito de couro sintético envernizado no estilo patchwork www.smartbag.com.br
R$ 168

CAPODARTE
Tons terrosos a partir do bege claro e saltos no estilo machetado são apostas da grife para o verão www.capodarte.com.br
R$ 269

JORGE BISCHOFF
Anabela com plataforma de 12 centímetros e releitura dos modelos dos anos 1970 www.jorgebischoff.com.br
R$ 270

VIA UNO
Modelo da linha Geometric Chic de verniz, na cor orquídea, que valoriza o acessório de metal www.viauno.com
R$ 140

AREZZO
Os saltos bloco e a seda dourada trançada no couro são destaques do modelo feminino www.arezzo.com.br
R$ 229

PICCADILLY
O romantismo das rosas é a inspiração do escarpim da linha Liberty, de couro sintético envernizado www.picadilly.com.br
R$ 124


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