São Paulo, domingo, 07 de fevereiro de 2010


Texto Anterior | Índice

em foco

Contêineres viram loja e estratégia de promoção

Multimarca itinerante quer cem franqueados em 2010

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um contêiner usado pode se transformar em uma loja multimarcas. Ou em várias. O projeto, do empresário André Krai, 39, batizado de Container Concept Store, virou franquia.
Já foram fechados 12 contratos com franqueados, e a meta de Krai é chegar a cem unidades até o final deste ano.
A marca possui cinco lojas próprias no Rio Grande do Sul, nas cidades de Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Novo Hamburgo e Xangri-Lá.
Na última funciona a unidade piloto, montada com três contêineres, com projeto de decoração e sonorização e peças de marcas como Havaianas, Melissa, Triton e Lacoste.
A ideia do formato é tornar a loja itinerante e usá-la também para promover lançamentos.
"A marca abre uma loja temporária, que pode mudar de endereço em qualquer ocasião. O contêiner geralmente é instalado em um lugar inusitado para chamar a atenção de quem passa", explica o empresário.
O projeto também flerta com o conceito de sustentabilidade. "A opção por esse tipo de construção foi para valorizar a consciência ecológica da marca. As instalações são feitas com produtos reciclados e sustentáveis", explica Krai.
Nos contêineres, araras de roupa são feitas de corrimãos de ônibus, poltronas vêm de latões descartados, e almofadas são de sobras de tecidos.
A ideia é fugir de aluguéis elevados nos shoppings e, assim, vender peças a preços menores. Mas a instalação do contêiner depende de autorização da prefeitura local, responsável pela liberação da loja.
Algumas exigências do poder municipal são instalar banheiros e área própria para refeição, além de permitir o acesso de pessoas com deficiência física.

Formato
Segundo Krai, os franqueados recebem apoio jurídico para instalação, além do projeto pronto -apenas sem os produtos e peças de grifes que serão comercializados no local.
Interessados em virar franqueados desembolsarão R$ 144 mil pelo modelo padrão, de 30 m2, que tem dois contêineres.
Os royalties variam de um a três salários mínimos, dependendo da consultoria e do treinamentos solicitados.
Não será cobrada taxa de franquia, e o retorno do investimento é estimado em um ano. Informações no site www.lojacontainer.com.br.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.