São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2011


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Demanda é norte para ramificação

Empresários mapeiam mercado para direcionar nova unidade do negócio

DE SÃO PAULO

Decidir o momento certo para abrir filial e elaborar projeto de expansão são requisitos fundamentais para o crescimento de uma pequena empresa, apontam especialistas.
"Boa participação no mercado, falta de estrutura física e alta demanda de clientes são sinais de que a empresa tem condições de crescer", diz Mauro Johashi, sócio-diretor da consultoria BDO RCS.
Atento à escassez de escritórios de advocacia em Americana (127 km de São Paulo), o advogado previdenciário Marcos de Almeida, 42, sócio do MTA Advocacia, decidiu montar filial na cidade.
A avaliação, conta, veio a partir de reclamações de trabalhadores do ramo têxtil. "Vi uma possibilidade de empreendedorismo e crescimento de mercado que a capital paulista [onde fica a matriz] não me oferecia mais", diz.
Atingir fatia maior do mercado também foi o desejo de Spero Morato, 68, sócio da Lasertools, de usinagem a laser, com matriz no Butantã (zona oeste de São Paulo).
A empresa, que ficou incubada durante três anos no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), abriu unidade no centro da capital paulista há dois anos. "O objetivo é facilitar a logística dos clientes", destaca o empreendedor, que pretende constituir a segunda filial em Barueri (30 km de São Paulo) no ano que vem.
Segundo Sérgio Risola, diretor-executivo do Cietec, entre os temas mais importantes abordados na incubadora está planejamento estratégico. "Damos a base para o empresário avaliar o crescimento do negócio", explica.

Saiba quando transformar a filial em franquia
folha.com/ne955242



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