São Paulo, domingo, 08 de abril de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torneios estimulam desenvolvimento e criação de empresas

Prêmios em dinheiro e conhecimento são incentivos

RAQUEL BOCATO
DA REPORTAGEM LOCAL

No intrincado jogo do empreendedorismo, conquistar um prêmio é um indício de que o perfil do profissional apresenta algumas das características necessárias para se tornar um empresário bem-sucedido.
Para os ganhadores de desafios de elaboração de plano de negócios ou de competições de gestão, a vitória também pode marcar o começo de um negócio -seja pelo incentivo financeiro, seja pelo conhecimento.
É o que explica a analista da unidade de atendimento individual do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Ivana Lima.
Uma das responsáveis pelo Prêmio Técnico Empreendedor, conduzido pelo órgão em parceria com o Ministério da Educação e voltado a estudantes dos ensinos técnico e tecnológico, ela afirma que o bom desempenho em premiações como essa impulsiona alunos a criarem um empreendimento.
Foi o que aconteceu com estudantes que, em 2006, ficaram entre os cinco primeiros colocados. O grupo desenvolveu uma máquina para a produção, em pequena escala, de leite de cabra. Agora, está em processo de obtenção de patente para começar a atuar no mercado.
O carioca Renan Maldonado, campeão estadual do Desafio Sebrae em 2004 e 2005, também se aventurou pelo mundo dos negócios após o torneio.
"Nunca havia tido contato com a área gerencial -nem na faculdade, nem em estágios", diz o estudante de engenharia.
A experiência, diz ele, foi valiosa. Depois dela, criou um sistema de gestão de contratos de empréstimos e, no ano passado, abriu uma empresa -que hoje conta com oito clientes.
Para quem já é empresário, como Américo Amorim, 25, sócio da D'Accord Music Software, a vitória em desafios também pode funcionar como um incentivo ao desenvolvimento.
"Além da questão financeira, houve maior exposição. Ganhamos confiabilidade", diz ele, que venceu o Prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação.
O empresário conta que já havia planejado o lançamento de um software ao se inscrever.
"O plano de negócios que tivemos de desenvolver foi fundamental para esclarecer algumas dúvidas -como estimativas do mercado. Não teria feito algo tão detalhado se não estivesse participando do prêmio."

Variedade
Há hoje outros concursos de estímulo ao empreendedor (veja, abaixo, alguns deles).
No entanto, apesar de estimularem o espírito empreendedor com prêmios em dinheiro ou cursos, nem todos conseguem participar. Muitos dos programas têm requisitos como cursar o ensino superior.


Texto Anterior: Saiba mais
Próximo Texto: Confira alguns torneios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.