São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007 |
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APOSTA VIRTUAL Empresa se reinventa para abrir sede virtual
Público é restrito e pede mais do que simples exposição da marca
Second Life, mas lucra com projetos nesse universo RAQUEL BOCATO DA REPORTAGEM LOCAL Paredes feitas de pixels e logotipo da fachada da empresa moldado com ferramentas como o mouse. O Second Life -universo on-line tridimensional- permite às firmas ter duas sedes: uma no "mundo real" e outra no virtual. As grandes empresas já estão marcando presença nesse ambiente. Erguem empreendimentos, organizam festas e eventos para apresentar lançamentos e anunciam em outdoors para evidenciar a marca. A reboque, pequenos e médios empresários também já estão de olho na tela. O tema, porém, gera debates acalorados -consultores questionam as vantagens de abrir uma empresa virtual nessa plataforma. Uma das principais dúvidas sobre a eficácia desse universo para fortalecer a marca é o tamanho da população virtual. Dados do Second Life Brasil indicam 400 mil cadastros brasileiros -nem todos são usuários-, dos quais 200 mil feitos nos últimos dois meses. A meta é chegar a abril de 2008 com 2 milhões de participantes. Jovens de classe alta Mas ainda tem mais gente espiando esse universo do que participando dele. Uma pesquisa realizada pelo Ibope//NetRatings em maio mostra que, dos 17,9 milhões de pessoas que usaram a internet em casa, 167 mil participaram do Second Life. Os que acessaram os sites do Second Life -internacional e brasileiro- mas não usaram o programa somam 423 mil. "Não é uma mídia digital de massa", opina Claudio Palmieri, gerente de planejamento e inovação da Mídia Digital. Para ele, a experiência corporativa no universo virtual só se justifica em casos específicos, como lançamentos para as classes A e B e para o público jovem. As estratégias para se estabelecer no universo virtual também têm sido questionadas. "Tem que abrir mão da fachada da empresa", diz Conrado Adolpho, diretor da Publiweb, firma de marketing digital, referindo-se à iniciativa de companhias de construir uma cópia do empreendimento real sem investir em interatividade. Para ele, o Second Life deve ser visto como ferramenta para o marketing de relacionamento. É preciso, diz, elaborar atividades criativas, como jogos. Na espera Manter apenas o esqueleto do prédio sem oferecer interatividade pode, segundo Adolpho, ter o efeito contrário e gerar experiências negativas. A busca por novas formas de divulgação da marca tem feito com que as empresas adiem seus planos de ingresso. Foi isso o que fez com que a proposta de criar um café virtual e reunir empresários da firma de mídia digital Adrenax voltasse à fase de planejamento. "Simples exposição [da marca] ou oferta de brinde comum pode ser frustrante para o usuário", diz o vice-presidente da empresa, Gil Giardelli, 33. Próximo Texto: Novo mundo Índice |
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