São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet avança sobre telefone

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Menos voz e mais letras. Com o crescimento atual de usuários, a internet brasileira terá 100 milhões de pessoas conectadas em 2020 -e grande parte delas disposta a trocar mensagens de texto, calcula Rodrigo Silvestre, economista do IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade). Em 2008, eram 56 milhões.
Assim, os pedidos de pizza e o relacionamento do pós-venda deverão ser feitos via aplicativos de mensagem instantânea, aponta Luis Banhara, da diretoria de negócios e parceiros para pequenas e médias empresas da Microsoft.
Ele argumenta que as pequenas poderão criar aplicativos para atender a demandas específicas, como um mecanismo de espera na "linha".
Banhara ressalta que o aumento de pagamentos e de documentação transacionados pela web fará com que os pequenos passem a se preocupar com questões de segurança. Hoje, elas recebem mais atenção das grandes empresas e incluem navegadores mais seguros e assinaturas eletrônicas, que já são demandadas pela Nota Fiscal Eletrônica.
Para se inspirarem, os pequenos podem ver como as grandes empresas já utilizam as redes sociais hoje para se relacionarem e vender produtos, aponta Felix Ximenes, diretor de comunicação da Google Brasil.
Ele aposta que os empresários terão que se adaptar à maneira colaborativa que rege a organização da sociedade. Um bairro pode criar um calendário, cabendo ao pequeno se inserir nessa agenda virtual.


Texto Anterior: Conexão com 2020
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.