São Paulo, domingo, 11 de março de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ano começa com menos falências

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do ainda alto índice de mortalidade das empresas, o número de pedidos de falência tem decaído no último ano.
Dados da Serasa (empresa de pesquisas econômico-financeiras) mostram que houve redução de 11,4% nas falências requeridas -foram 317 em fevereiro de 2006 contra 281 no mês passado.
Desse total, 35% concentraram-se no comércio, 32% na indústria e 32% nos setores de serviço e financeiro. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2007, a queda foi de 23,5% em relação a 2006.
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, Ecio Perin Junior, esse número poderia ser menor se os micro e pequenos empresários conhecessem melhor a Lei de Falências.
"A recuperação judicial pode ser onerosa para o pequeno empresário. Por exemplo, inclui a publicação, no "Diário Oficial", do plano de recuperação."
A lei, contudo, abre outra possibilidade: a da recuperação extrajudicial. "É possível negociar com credores. É um processo mais célere", aponta.
Segundo a Serasa, houve um pedido de recuperação extrajudicial em fevereiro.


Texto Anterior: Estado de SP: Registrou 140 mil firmas no ano passado
Próximo Texto: Morte súbita: Cálculos camuflam saúde da firma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.