São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011


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Produtos sustentáveis são aposta em feira de beleza

Oxigenoterapia é nova tendência, e mercado para homens consolida-se

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

O conceito de sustentabilidade deu mais um passo no setor de beleza. Além de presente na constituição de embalagens, ele agora faz parte das fórmulas dos produtos.
Muitos deles estão sendo apresentados na 7ª edição da Beauty Fair -feira internacional do setor que começou ontem, em São Paulo, e acontece até o dia 13/9 (www.beautyfair.com.br).
Escova e massageadores anticelulite feitos de bambu, da Orgânica, são exemplos dessas novidades, assim como a linha de beleza Cris Dios, da Bossa Nove, que tem óleos de argan (semente marroquina) e de linhaça.
Para Luciane Beltran, diretora-geral da feira, a tendência de sustentabilidade nos componentes, porém, segue em ritmo lento. "A matéria-prima ainda é bem cara."
A feira também destaca produtos à base de oxigênio e consolida a presença dos homens no setor.

NEGÓCIOS PARA DEPOIS
Neste ano, a Beauty Fair tem 450 expositores. Para andar os 76.000 m² do evento em busca de novidades é preciso fôlego, que a empresária Maria de Lourdes Sacilotto Scuro, 52, diz ter de sobra.
Há 33 anos no segmento, Scuro tem lojas de cosméticos em Americana e Sorocaba (a 127 km e 99 km de São Paulo, respectivamente) e leva parte dos 330 funcionários à feira. No evento, diz, o segredo é só ver -e negociar depois. Ela diz que adianta "tudo" para fazer negócio, mas não compra. O perigo, opina, é adquirir o que não precisa.
"Vejo o que cabe para o meu negócio. Já errei muito no passado", conta.
A distância é a razão pela qual Edson Guandalini, 44, não fecha negócios durante o evento. "[Os negócios] são agendados." No local, ele diz só conhecer tendências que irão abastecer suas oito lojas em São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo).
"Nosso setor é movido por novidades, e é preciso estar atento a elas", ressalta.
Élcio Arfelli, 46, gestor do varejo da Ikesaki Cosméticos, diz aproveitar a feira desde a primeira edição não só para aproximar-se de fornecedores e clientes mas também para concretizar negócios lá mesmo. Em sua opinião, pela proximidade, "é o momento oportuno" para isso.
Além dos produtos, empreendedores buscam atualização nos workshops que ocorrem no evento. A feira é fechada para empresários e profissionais, que devem comprovar vínculo com o setor, e a entrada custa R$ 90.


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