São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004


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FEIRA
Cosmoprof, realizada no Anhembi, terá 540 expositores e estréia edição aberta só para o setor

Cosméticos remontam à natureza

DA REPORTAGEM LOCAL

Buscar na natureza princípios ativos capazes de potencializar a beleza de homens e de mulheres. Essa parece ser a tendência do setor de cosméticos neste ano.
A força do apelo pode ser conferida por empresas e profissionais do setor durante a edição 2004 da Cosmoprof Cosmética. A feira começou ontem e vai até terça-feira.
Diferentemente das anteriores, em que a participação era aberta ao público, neste ano só entram convidados ou profissionais que comprovem atuar no segmento.
A expectativa da organização é que cerca de 85 mil visitantes percorram, nos quatro dias da feira, os 50 mil m2 ocupados por 540 expositores na atual edição.
Para quem quer se atualizar, vale conferir a programação do Congresso Internacional Científico de Estética, que discutirá temas referentes ao setor. Para participar, é preciso investir R$ 300.

Cheiro de mato
São muitas as marcas que trazem produtos elaborados a partir de princípios ativos naturais. A gaúcha Relicatte Cosmetics, por exemplo, inovou com a linha Pepper para mãos e pés. Nela, do esfoliante ao hidratante, passando pelo amolecedor de cutículas, tudo leva pimenta na receita.
"A pimenta tem propriedades pouco exploradas: é antiinflamatória e ativa a circulação. Combinamos essas descobertas com outras plantas, como gengibre, cravo, canela e oliva, e tivemos resultados potentes de hidratação e de proteção", informa a farmacêutica Patrícia Paganin, responsável pela marca.
Atrelada à meta de desenvolver produtos de baixo impacto ambiental e menor índice de artificialidade, a Natural Company traz um sabonete em pétalas classificado pela marca como sofisticado e ideal para lavabos.
O investimento da Surya Henna está nas propriedades naturais de 15 ervas e plantas da Índia e da Amazônia, que pretende cuidar dos cabelos tingidos com henna usando proteína de arroz.
Já na Farmaervas a demanda por produtos ecologicamente corretos multiplicou a linha Verde, que ganhou variante para tratar cabelos oleosos. A linha Jaborandi também cresceu e agora tem xampus e condicionadores para todos os tipos de cabelo.
Um gel para limpeza facial feito a partir de uma espécie herbácea abundante na flora brasileira, o hibisco, é o lançamento da New Care na Cosmoprof Cosmética. Além dele, uma nova linha de tratamento anti-rugas feita com plantas será apresentada. "O mundo inteiro está atento ao desenvolvimento de produtos a partir de extratos naturais", afirma o diretor-geral, Jorge Scheurs.
Para crianças e bebês, a Mariah Produtos lançou a linha Neokids. O redutor de volume capilar da série é feito com melancia.

O setor
Estudo da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal) aponta que existem no Brasil 1.123 empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Entre janeiro e junho deste ano, o setor cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
O país exporta produtos para cem destinos e quer aumentar as exportações em 20% em 2004.


COSMOPROF COSMÉTICA. Quando: até 14/9. Onde: pavilhão de exposições do Anhembi. Preço: entrada somente com convite; profissionais pagam R$ 10. Informações: 0/xx/11/6914-9087

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